CDES discute os efeitos sociais da globalização

20/08/2004 - 10h18

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES) vai discutir hoje relatório produzido pela Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O documento apresenta diagnóstico sobre os efeitos sociais da globalização e recomenda medidas para reverter os aspectos negativos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, participam neste momento da reunião do Conselho.

O estudo recomenda, entre outras coisas, o fortalecimento do diálogo social, políticas de emprego para os grupos mais vulneráveis e ações de combate à pobreza. O relatório foi divulgado em março deste ano e está recebendo contribuições de diversos países.

De acordo com a assessoria do Planalto, o presidente Lula deve assinar hoje decreto que cria Comissão Tripartite ligada ao Ministério do Trabalho. A comissão terá como objetivo promover políticas públicas de igualdade de oportunidades e de tratamento, além do combate a todas as formas de discriminação.