Supermercados venderam mais 7,7% em julho

19/08/2004 - 14h31

Rio, 19/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - As vendas do setor de supermercados brasileiro aumentaram 7,7% em julho, em relação a junho, acumulando no ano alta de 1,17%. Os números foram divulgados hoje, pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira, durante o lançamento da Expo Abras 2004, maior evento do setor na América Latina, que se realiza em setembro no Rio.

"É uma performance muito boa, apesar de termos que ressalvar que a base do ano passado era muito ruim, uma vez que 2003 foi o pior ano para o setor desde 1991", disse Oliveira. Ele destacou também o fato de o aumento detectado no faturamento do setor ser um número real, refletindo o menor crescimento do Índice dos Preços ao consumidor Amplo (IPCA) nos últimos meses, e a continuidade do processo de crescimento físico dos supermercados, com a inauguração de lojas e ampliação de outras unidades.

Para Oliveira, mesmo com essas ressalvas, o resultado foi bom e a expectativa do setor é de que essa tendência se mantenha ao longo do segundo semestre, de modo a fechar o ano com vendas superiores às previsões feitas em janeiro, de aumento de 2%. De acordo com Oliveira, o crescimento superior a 2% será positivo, mas não suficiente para recuperar as perdas de 4,5% registradas no ano passado.

Oliveira lembrou que algumas variáveis macroeconômicas, como juros e emprego, ainda não estão favorecendo o desempenho do setor. "Essas variáveis estão menos ruins do que estavam há 12 meses, mas ainda estão longe de ser variáveis de uma economia que busca o crescimento sustentável". Ele defendeu juros mais baixos, de modo a facilitar os investimentos; maior acesso ao crédito e menos desemprego. "À medida que nós tivermos essas variáveis macroeconômicas, poderemos começar a ter um crescimento sustentado no país. Não adianta os supermercados crescerem física e qualitativamente se não há dinheiro no bolso do consumidor", argumentou.