Gil leva a Genebra proposta de ''indústrias criativas''

19/08/2004 - 16h20

Brasília, 19/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A criatividade como base do processo de produção. Esse será o tema levado pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, à 1ª Reunião de Avaliação da XI Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), que será realizada amanhã (20) em Genebra.

Para Gilberto Gil, as chamadas indústrias criativas devem ter uma política própria. Segundo ele, produtos e serviços culturais não podem ser tratados da mesma forma que os mercadológicos porque trazem valores específicos para a soberania e preservação de culturas.

Na conferência da XI Unctad, que aconteceu neste ano em São Paulo, o ministro já havia lançado proposta para uma política mundial de livre circulação de bens e produtos culturais. A idéia de Gil é mobilizar a comunidade internacional para a inclusão das indústrias criativas como alavancas para os países em desenvolvimento.

O ministro quer agora criar o Fórum Internacional de Indústrias Criativas, com sede no Brasil, para discutir a implementação de estratégias na área.