Brasília, 18/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung , foi recebido pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para discutirem uma agenda de infra-estrutura e logística de interesse do estado e do governo federal.
Uma das prioridades é a modernização e ampliação do porto de Barra do Riacho, que segundo o governador pode ser desenvolvido e passar a ter uma movimentação de cargas gerais. O porto já é responsável, hoje, por grande parte das exportações da Aracruz Celulose e Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra).
Segundo Hartung, já está acelerado um processo de licitação para a concessão de vários módulos do terminal portuário. Além disso, ele quer a desobstrução de alguns "gargalos" da ferrovia, mediando acordo que está em fase final entre a Companhia Vale do Rio Doce e a Rede Ferroviária Federal.
Para ele, o governo federal precisa, apenas, fazer concessões a grupos privados que estão interessados em explorar o porto e já se apresentaram à Companhia Docas do Espírito Santo.
"Esse acordo é importante para as cargas do Espírito Santo, mas também as que vão para o Rio de Janeiro", afirmou.
De acordo com o governador, outro problema é a Serra do Tigre, localizada em Minas Gerais. Ele lembrou que a velocidade média dos trens no trecho cai para 16 quilômetros por hora, quando a velocidade normal é de 60 quilômetros horários.
"A Vale do Rio Doce está disposta a fazer as intervenções (para resolver o problema), mas precisamos de um acerto no contrato de concessão da ferrovia que a empresa tem com o governo federal, conversa que já está em curso", disse Hartung.
O governador calcula que, com algumas mudanças, o volume de cargas escoadas do Brasil Central, que hoje é de 7 milhões de toneladas, chegue a até 25 milhões de toneladas de grãos.