Lessa acredita em solução para Varig dentro de 60 dias

16/08/2004 - 20h54

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente do BNDES, Carlos Lessa, acredita que em 60 dias a situação da Varig estará equacionada. Foi o que ele afirmou há pouco, ao chegar à Associação Brasileira da Indústria de Máquina e Equipamentos (Abimaq) para a posse da diretoria. "O tema está maduro para resolução. O BNDES certamente será um dos protagonistas importantes, apresentamos diversas sugestões, mas a decisão não nos cabe", disse ele.

Lessa não entrou em detalhes sobre a operação em estudos pelo governo para salvar a companhia da crise financeira que enfrenta há anos. Ele falou também sobre o Programa de Modernização do Parque Industrial Nacional (Modermaq), lançado pelo governo na semana passada, com R$ 2,5 bilhões de reais disponíveis para financiamento por intermédio do BNDES.

Carlos Lessa acredita que as empresas vão utilizar esses recursos para comprar novos equipamentos. Segundo ele, em breve os setores de papel e celulose e de siderurgia devem expandir seus parques industriais. Já as indústrias de cimento e cerâmica vão demorar um pouco mais a solicitar crédito para expansão porque ainda têm capacidade ociosa.
.