Ministro lançará programa Museu Brasileiro

15/08/2004 - 9h27

Rio, 15/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa amanhã, às 10h30m, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), da solenidade de lançamento do programa "Museu Brasileiro".

Tem como finalidade apoiar projetos de museus para aquisição de acervos, equipamentos e material permanente.

Durante o ato, será assinado convênio entre o Ministério da Cultura e a Caixa Econômica Federal para a restauração e modernização de quatro museus nacionais: o Belas Artes e o Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro, o da Inconfidência, em Minas Gerais, e o Afro-Brasileiro, na Bahia.

Parte das verbas (R$ 6 milhões) será destinada à restauração do prédio do Museu Nacional de Belas Artes. O ministro vai percorrer as obras de ampliação da reserva técnica do MNBA e inaugurar a nova reserva de arte sobre papel, onde estão guardados estudos do pintor Vitor Meireles e obras de Djanira, entre outras peças.

O Museu Nacional de Belas Artes foi criado em 1937, mas seu acervo tem origem na coleção trazida de Portugal por Dom João VI, em 1808. O prédio do MNBA, construído em 1908 na Avenida Rio Branco, no centro do Rio,conta hoje com mais de 10 mil metros quadrados de áreas de exposição.