A corrida espacial e os seus reflexos no Brasil

12/08/2004 - 13h26

Brasília, 12/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - As atividades espaciais no Brasil, com início em 1961, a visita do astronauta russo Yuri Gagarin e a criação da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Gognae), pelo então presidente Jânio Quadros, para tratar do tema, serão assuntos abordados na palestra "A corrida espacial e sua importância para as nações", do engenheiro José Bezerra Filho.

O encontro, hoje à tarde, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, é promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB). José Bezerra Filho é chefe da subdivisão de Sistemas Espaciais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em São José dos Campos (SP).

Bezerra mostrará como a competição entre EUA e ex-URSS influenciou as atividades espaciais no Brasil, e permitiram o avanço na comunicação via satélite, sensoriamento remoto, metereologia, várias descobertas científicas e a investigação do Sistema Solar e do Universo, além dos desafios de ordem política, científica e tecnológica a serem enfrentados pelo país para atingir a independência no setor espacial. (Ascom AEB)