Petrobras assina acordo para aumentar consumo de gás natural em Minas

11/08/2004 - 19h44

Rio - A Petrobrás assinou acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para aumentar o consumo de gás natural no Estado. Com a assinatura, a Gaspetro, subsidiária da empresa petrolífera, adquire 40% do capital total da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), concessionária de distribuição de gás canalizado no território mineiro.

O acordo entre as duas empresas beneficiará o setor com o investimento para desenvolver e expandir a rede de gasodutos para transporte e distribuição de gás. A expectativa da Petrobrás é de que o consumo diário do produto aumente em 4,1 milhões de metros cúbicos, nos próximos seis anos, passando dos atuais 3,5 milhões de metros cúbicos/dia para 7,6 milhões em 2010.

A Petrobrás pretende, com o negócio, liderar o mercado brasileiro de gás natural, atuando de forma integrada com o setor. O investimento é de R$144 milhões, mas o acordo ainda depende da aprovação pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.