Mercado já tem nova variedade de laranja

10/08/2004 - 12h11

Brasília, 10/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - "Salustiana CNPMF" é o nome da nova variedade de laranja de mesa que está sendo recomendada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, unidade em Cruz das Almas (BA). Originária de Valência (Espanha), a Salustiana resultou de um clone nucelar obtido de semente introduzida da Flórida (EUA). Ela é uma cultivar sem sementes, o que a torna ideal para o mercado de frutas in natura e para o setor de processamento de suco.

O Brasil é o maior produtor mundial de citros e o maior exportador de suco de laranja concentrado congelado (mais de 70% da produção paulista). Já o mercado de frutas in natura tem permanecido estagnado em torno de 30%.

Segundo o pesquisador Orlando Sampaio Passos, com a recomendação da Salustiana, o objetivo é ampliar a faixa de colheita dos pomares. "Além da baixa longevidade dos pomares, outra desvantagem da citricultura brasileira é a deficiência de suprimento de frutas ao longo do ano, devido ao número restrito de cultivares em uso", afirma ele.

Características

Com porte alto (altura em torno de 4,2 metros) e copa arredondada, a laranjeira "Salustiana CNPMF" tem folhas típicas, de tonalidade verde-escuro. A casca do fruto é ligeiramente rugosa, amarela desuniforme e a polpa é alaranjada intensa. Sua produtividade é alta, em torno de 40 toneladas por hectare, devendo ser cultivada com alternância de produção. A principal floração é em setembro, com outras temporãs variáveis, e a maturação ocorre na meia-estação, com colheita de maio a junho. (Ascom Embrapa)