Lula: sociedade pode ajudar o país a cumprir as metas do milênio

09/08/2004 - 13h41

Paula Medeiros
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que com a ajuda da sociedade o Brasil conseguirá cumprir as metas do milênio estabelecidas pelas Nações Unidas. "Não tenho dúvida de que você vai poder chegar ao final do meu mandato e dizer: encontrei um país que cumpriu as metas do milênio porque a sociedade brasileira ajudou a construir", afirmou Lula, dirigindo-se ao presidente do Instituto Ethos e organizador do encontro, Oded Grajew.

O presidente participou essa manhã da abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em São Paulo. No encontro, governo e sociedade farão um balanço das ações desenvolvidas pelo Brasil para que o país cumpra as metas do milênio até 2015. As metas foram estabelecidas pelas Nações Unidas com o objetivo de erradicar a pobreza, diminuir as desigualdades e garantir a sustentabilidade em todo o mundo.

Segundo o presidente, instituir uma semana de solidariedade será importante para que a sociedade possa extrair o potencial de "cada homem, de cada mulher e de cada instituição" no cumprimento das metas do milênio.

O presidente afirmou ainda que os cidadãos brasileiros precisam assumir sua parcela de responsabilidade no combate às desigualdades. "Não é isentar o Estado de sua responsabilidade. Pelo contrário, o Estado existe para cumprir suas obrigações. Mas cada um de nós, além de cobrar do Estado, temos que definir o que nós, enquanto seres humanos, fazemos a cada dia".

Lula ressaltou a importância de se estabelecer uma relação de cooperação entre o governo e a sociedade. "Eu quero saber qual é a ponte que a gente vai fazer entre o cidadão brasileiro que pode e o que não pode, entre o cidadão brasileiro que sabe e o que não sabe. O que sobra de tudo isso é a relação que a gente for capaz de criar entre o Estado e a sociedade, entre o governo e a sociedade", ressaltou.