Lula diz que medidas de desoneração vão ajudar a produção

09/08/2004 - 7h52

Brasília, 9/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, no programa Café com o Presidente, que as medidas anunciadas na última sexta-feira para desonerar a produção vão ajudar os empresários a investir, comprar equipamentos e contratar mais trabalhadores. "Produzir mais, ganhar mais, gerar mais empregos, gerar mais riquezas", afirmou.

"É para isso que nós fizemos as medidas que fizemos e eu estou convencido de que isso vai acontecer. Isso vai acontecer não hoje, não amanhã. Isso vai acontecer daqui a um determinado tempo, até as empresas começarem a colher os frutos dessas medidas que nós anunciamos", ressaltou.

Na última sexta-feira, o governo anunciou a criação de um regime tributário especial para estimular os investimentos nos portos, a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre máquinas e equipamentos para a indústria; modificações no Imposto de Renda para aplicações; isenção tributária para o setor imobiliário, e a redução da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para seguro de vida.

O presidente revelou que as medidas atendiam a reivindicações do setor produtivo e tiveram o objetivo de facilitar os investimentos e a geração de emprego. "O que nós estamos colocando em prática é uma coisa que eu acredito. Eu aprendi na minha vida política negociar a vida inteira. Eu fiz isso no movimento sindical e faço isso no governo", afirmou.