Minas Gerais amplia programa do biodiesel

04/08/2004 - 14h15

Brasília, 4/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) é a instituição responsável pelo repasse dos recursos do Programa do Biodiesel para a secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Hoje, os governos federal e estadual negociam para a liberação de R$ 6 milhões. O dinheiro se destina à execução e ampliação do programa mineiro para o Biodiesel, que inclui atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção do combustível, além do plantio das oleaginosas - espécies vegetais das quais a matéria-prima é obtida.

Um dos objetivos do programa mineiro é o desenvolvimento social das regiões de plantio e produção das oleaginosas, com a criação de pólos que descentralizem a produção do biodiesel, aumentem a oferta de emprego e a geração de renda. Com isso, espera-se a melhoria da qualidade de vida e conseqüente fixação do homem no campo.

Os recursos do governo Federal permitiriam, até agora, a realização parcial do programa do estado, incluindo o apoio a cinco projetos de pesquisa em andamento na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Os estudos foram definidos sob três focos: processo de produção do combustível vegetal; caracterização físico-química, ou seja, análises do óleo referentes a ponto de fulgor, viscosidade, cor, entre outros; e avaliação do desempenho do biodiesel e suas misturas em motores.

O Laboratório de Ensaios de Motores (Lem) do Cetec já testou o biodiesel em quesitos como potência, torque, consumo, desempenho dos componentes do motor e emissões de gases poluentes. (Ascom Fapemig)