Recife terá novo modelo de defesa civil

03/08/2004 - 10h17

Recife, 3/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - O sistema de defesa civil do Recife terá caráter permanente e descentralizado e contará com uma equipe de engenheiros, geólogos, assistentes sociais, além de técnicos agrícolas e em edificações. As mudanças serão viabilizadas nesta terça-feira por meio da assinatura de decreto, pelo prefeito João Paulo, para reestruturação do atual modelo, tomando por base a participação no Sistema Nacional de Defesa Civil.

A coordenadoria de Defesa Civil do Recife passa a contar também com um colegiado formado por representantes de diversas secretarias incluindo Planejamento, Urbanismo, Saúde, Assistência Social, entre outras instituições.

Uma das prioridades do novo órgão é elaborar, em um prazo de 30 dias, um plano preventivo de defesa civil, levando em consideração o monitoramento das 199 áreas de risco, onde vivem 470 mil habitantes, o equivalente a um terço da população da capital. Outro item que deve constar no documento é que, em casos de emergência, no período de inverno, quando a situação de risco se amplia, a defesa civil deve estar em alerta, com estratégias definidas em todo o sistema, para atender de imediato as comunidades atingidas.