Alfabetização atinge mais de 40 mil pessoas no Paraná

03/08/2004 - 10h39

Curitiba, 3/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Já estão funcionando em 266 municípios do Paraná, as aulas de alfabetização para mais de 40 mil pessoas cadastradas no Programa Paraná Alfabetizado. O programa é uma parceria da Secretaria da Educação com a Associação dos Municípios do Paraná ,União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, igrejas e demais entidades sociedade civil. As diretrizes são fundamentadas no Projeto Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.

O objetivo, segundo o secretário de Educação, Maurício Requião, é diminuir o índice de analfabetismo no Estado, que de acordo com o último censo do IBGE gira em torno de 650 mil pessoas. Foram criadas turmas de alfabetização nas escolas estaduais e municipais, igrejas, empresas, associações comunitárias e instituições em todo o Paraná.

Para ministrar aulas nas 2.300 novas turmas, a Secretaria da Educação selecionou professores interessados em alfabetização de jovens, adultos e idosos. Os professores estão atuando em cerca de 96 municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e com a taxa de analfabetismo acima de 18%, como agentes colaboradores, sem vínculo empregatício. O programa oferece uma bolsa-auxílio de R$ 120 e mais R$ 7 por aluno em sala de aula, sendo que o limite máximo é de 20 alunos em cada sala.