Brasília, 2/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A coordenadora da Mobilização Rural pelo Registro Civil de Nascimento, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Leila Leonardos, disse hoje que, no próximo dia 6, será realizado o dia de Mobilização Rural pelo Registro de Nascimento. A pretensão desta mobilização é garantir o registro civil de nascimento para as pessoas que vivem em áreas rurais do país.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, Leila Leonardos estimou que, em todo o país, existem cerca de três milhões de brasileiros adultos sem o registro de nascimento. Grande parte se encontra nas áreas rurais do país. "Sem o documento de registro civil de nascimento, o Estado não te vê e você não vê o Estado", disse a coordenadora, "pois sem o registro civil a pessoa não pode tirar nenhum outro documento, não tem acesso aos programas sociais do governo, não pode abrir conta em banco, não pode abrir crediário, entre outras coisas".
Ela ressaltou que a maior parte das pessoas não tira o registro por falta de informação. Às vezes essas pessoas chegam a ir ao cartório, mas por não saberem que documentos levar, têm que voltar para casa e não voltam mais, ou então acham que terão que pagar pelo serviço ou ainda, não consideram importante ter o documento.