Lula abre seminário empresarial em Cabo Verde

29/07/2004 - 6h31

Marcos Chagas e Nelson Motta
Repórteres da Agência Brasil

Praia (Cabo Verde) - Três acordos assinados hoje entre Brasil e Cabo Verde, no último dia da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África, ampliam as relações de amizade e comércio entre os dois países. Nos acordos está prevista cooperação em diferentes áreas: o governo brasileiro deixa montado na Biblioteca Nacional um telecentro com dez computadores doados; leva ao país tecnologia de capacitação profissional; e no setor aéreo, aumenta o número de vôos – atualmente, só existe um, semanal, entre a Ilha do Sal e Fortaleza.

A agenda de Lula para hoje, último dia de sua viagem ao continente africano, prevê além do encontro com o líder da oposição local, deputado Agostinho Lopes, abertura de seminário que reúne 18 empresários brasileiros e 60 representantes do governo de Cabo Verde, entre eles o primeiro-ministro José Maria Pereira Neves. No seminário serão analisados temas referentes ao comércio bilaterial e à promoção de investimentos brasileiros no país, nas áreas de construção civil, alimentos, eletrodomésticos, móveis, serviços financeiros, logística, construção naval e projetos de engenharia, petróleo e obras de infra-estrutura.

Antes de retornar ao Brasil, o presidente Lula visitará a Câmara Municipal de Praia e terá encontro com o primeiro-ministro Pereira Neves, para a assinatura de atos. Após o almoço, a comitiva brasileira seguirá para Ilha do Sal, de onde embarcará para o Brasil. A chegada à Base Aérea de Brasília está prevista para as 20h15.