SC barra a entrada de bananas para se proteger de pragas

28/07/2004 - 14h32

Brasília, 28/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, assina hoje portaria proibindo a entrada no estado de mudas, frutas e partes da fruta da bananeira oriundas de locais onde há a praga sigatoka negra. A praga foi identificada no Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Roraima, Mato Grosso e São Paulo.

A partir de hoje, bananas de outros estados só entram em Santa Catarina se a carga apresentar Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e especificação de que provém de área de produção livre das pragas sigatoka negra e moko da bananeira, oficialmente reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A sigatoka negra é a praga mais destrutiva da cultura no mundo e onde ela se instala provoca a queda de produtividade com reduções de até 100% na produção comercial de banana.

Santa Catarina produz 650 mil toneladas de bananas por ano. Deste total, 70 mil toneladas são destinadas ao consumo industrial e 120 mil toneladas para o consumo in natura. Outra parte da produção, 160 mil toneladas, é exportada e há uma perda anual de 180 mil toneladas. (Agrol Notícias)