Palocci divulga nota de agradecimento a ex-diretor do Banco Central

28/07/2004 - 17h50

Brasília, 28/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, divulgou nota de agradecimento, "em nome do ministério e do governo brasileiro", ao ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota, afastado hoje do cargo. Candiota pediu demissão após denúncia publicada pela revista Istoé, de que teria feito remessa ilegal de dinheiro para um banco nos Estados Unidos.

"As qualidades técnicas de Luiz Augusto Candiota foram por mim testemunhadas em todo esse período, no qual ele deu uma contribuição fundamental para que o Banco Central cumprisse sua função essencial de executor da política monetária definida pelo governo e de guardião da moeda nacional", diz Palocci na nota.

O ministro ressalta que no período em que Candiota esteve no BC, "a inflação foi posta sob controle e a dívida pública brasileira sofreu uma importante mudança de perfil, entre outros feitos que nos conduziram a esse excepcional momento de equilíbrio macroeconômico, de retomada do crescimento econômico, geração de empregos e recuperação da renda do trabalhador". Palocci também destaca o temperamento de Candiota. "Testemunho também o caráter afável, correto, disciplinado e o agudo senso de lealdade de Luiz Augusto Candiota", enfatiza.

Palocci conclui a nota afirmando que o mais importante agora é que, "com sua atitude, mais do que antes, Luiz Augusto Candiota poderá olhar para suas filhas com a dignidade dos grandes homens públicos. Daqueles que, com desprendimento e espírito público, constroem a força de nossas instituições e os mais caros valores nacionais".