Novo embaixador dos Estados Unidos chega amanhã a Brasília

27/07/2004 - 19h24

Brasília, 27/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, de 54 anos, amigo pessoal do presidente George W. Bush, assume amanhã o posto em Brasília. Danilovich foi um líder dos Republicanos no exterior atuando como presidente do grupo de americanos que vivem fora dos EUA favoráveis à política do presidente Bush. Ele também foi um dos mais eficientes arrecadadores de recursos para a campanha do presidente norte-americano.

Antes de assumir a embaixada no Brasil, John Danilovich ocupou o posto de embaixador dos Estados Unidos na Costa Rica de outubro de 2001 a junho de 2004.

Danilovich é empresário e investidor privado com ampla experiência em relações exteriores. Natural da Califórnia, morou em Londres e atuou ativamente no ramo de navegação por mais de duas décadas, tendo dirigido companhias de navegação, de imóveis, de investimento e editoras.

O embaixador serviu no Conselho de Diretores da Comissão do Canal do Panamá de 1991 a 1996, e foi presidente da Comissão de Transição antes da transferência do canal aos panamenhos. Anteriormente, foi diretor do Standard Trust, curador do American Museum na Grã- Bretanha e diretor da Comissão Fulbright Estados Unidos-Grã Bretanha. Ele também participou de diversas organizações de caridade.

Danilovich graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade de Stanford e possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Southern California (Londres).

O embaixador é casado com Irene Forte e tem três filhos.

John Danilovich substitui Donna Hrinak no posto de embaixador dos EUA no Brasil, que deixou o cargo em junho deste ano após dois anos à frente da embaixada.

Danilovich desembarca amanhã às 11h em Brasília, acompanhado da esposa. Segundo a embaixada dos EUA, o novo embaixador fará uma rápida declaração à imprensa, mas só vai conceder entrevistas depois que apresentar oficialmente as suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.