Lula é recebido com festa na capital do Gabão

27/07/2004 - 15h35

Marcos Chagas e Nelson Motta
Repórteres da Agência Brasil

Libreville (Gabão) - Ao desembarcar no aeroporto Leon M’Ba, na capital do Gabão, com duas horas de atraso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com honras de Chefe de Estado pelo presidente, Omar Bongo. Quando deixou o aeroporto, no entanto, Lula foi surpreendido por uma multidão de cerca de 3 mil pessoas, segundo cálculos da segurança presidencial brasileira, que cantavam e aplaudiam a comitiva.

Alguns brasileiros que moram no Gabão levantavam faixas de saudação a Lula. Num Rolls Royce conversível prata, ao lado de Omar Bongo, o presidente fez o trajeto do aeroporto ao Hotel Intercontinental, onde está hospedado. No trajeto de quase dois quilômetros, os gaboneses saudavam a comitiva gritando o nome de outro brasileiro: Ronaldo, o jogador camisa nove da seleção brasileira.

No hall do hotel, o presidente recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito de Libreville, André Dieudonné Berre. Em um rápido discurso de agradecimento, o presidente lembrou que os gaboneses contribuíram com a formação cultural brasileira "com a alegria de seus ritmos, a beleza da dança e a habilidade artística de suas mãos". Lula ressaltou que é um privilégio visitar o país que foi um dos "berços" da nação brasileira.

Depois de despedir-se do presidente Bongo e do prefeito de Libreville, Lula cumprimentou alguns gaboneses que estudaram no Brasil e o presentearam com uma escultura em madeira. O presidente também conversou com Eliane Oliveira, brasileira casada com um gabonês.

Na conversa com Lula, Eliane contou que tirou o título de eleitora aos 16 anos, em 1989, para votar nele na primeira campanha à Presidência da República. "Eu estou muito emocionada porque tive a oportunidade de ver o nosso presidente. Para mim, foi um momento muito importante".