Lançada rede de discussão para os portadores de deficiência

26/07/2004 - 18h15

São Paulo, 26/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um fórum virtual discutiu nesta segunda-feira a inclusão de pessoas portadoras de deficiência a partir das metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O I Encontro Presencial da Agenda da Deficiência reuniu cerca de 40 pessoas da sociedade civil e do governo. Ficou definido o lançamento de um site - agenda.org.br -, para que a sociedade possa opinar sobre os temas propostos. No final do ano, será lançado um documento com as conclusões do fórum.

As Metas do Milênio das Nações Unidas são erradicar a fome; universalizar o ensino fundamental; promover a igualdade entre homens e mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater doenças como a aids e a malária; garantir a sustentabilidade do meio ambiente; e promover uma parceria global para o desenvolvimento. A elas, serão unidos temas específicos para os portadores de deficiência nas áreas de saúde, educação e trabalho.

O encontro conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP (Cecae/USP), da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Coorde) – da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (Prodam) e da Rede Saci.