Falta de estrutura prejudica demanda nos portos brasileiros

26/07/2004 - 12h24

Brasília, 26/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - A falta de estrutura nos principais embarcadouros do país pode prejudicar o aumento da demanda, provocado principalmente pelo maior volume no escoamento por rodovias e ferrovias.

O Brail tem 40 portos, incluindo o maior da América Latina, o Porto de Santos, que está funcionando no seu limite. Além de escoar parte da safra agrícola, que cresce a cada ano e promete um novo recorde para 2004, o Porto de Santos também responde por 40% das exportações de produtos industrializados que precisam ser transportados em containeres, hoje, em falta no porto.

Em entrevista ao Jornal NBR Manhã, da TV a cabo da Radiobras, o coordenador nacional Logistica Fecomércio (ABLA), José Luiz Vidal, disse que as ferrovias estão se adequando, "estão tentando se preparar, só que a velocidade de crescimento do agrobusiness é muito maior que a condição de adequação do meio (transporte)".

Segundo Luiz Vidal, agora é preciso esperar um pouco mais o meio se adequar. "Na hora que o meio se adequar, com certeza o porto não vai conseguir suportar a demanda", disse.