Brasil Alfabetizado encerra capacitação de professores no RJ

24/07/2004 - 12h25

Douglas Correa
Repórter da Agência Brasil

Rio – Com a presença do representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, William Campos, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, na região metropolitana do Grande Rio, está encerrando neste final de semana o curso de capacitação para 192 professores. A iniciativa faz parte do programa Brasil Alfabetizado, cuja finalidade é promover a inclusão educacional de jovens e adultos.

Os professores capacitados darão as aulas do programa que começa no dia 2 de aqosto com 193 turmas e um total de cinco mil alunos. De acordo com a subsecretária de Educação de São Gonçalo, Cleise Campos, o município tem 42 mil analfabetos. "Nosso principal desafio foi convencer as pessoas a participarem do programa, o que já estamos conseguindo com essas primeiras turmas. Estamos trabalhando na linha contrária à exclusão" – explicou.

Cleise Campos disse ainda que dos 5 mil alunos inscritos, 60% têm mais de 35 anos e quase 80% são mulheres. "Esses dados, principalmente no que se refere às mulheres, nos preocuparam bastante. Pensando nelas, criamos turmas na parte da tarde, pois como são donas de casa, há muito tempo disponível nesse período, já que pela manhã elas precisam cuidar dos filhos, levá-los à escola e, à noite cuidam de toda a família".

Após as aulas, que terminarão em fevereiro de 2005, terá início a segunda fase do processo: a educação de jovens e adultos, uma ação que visa dar segmento ao projeto com a inclusão dos alunos no ensino fundamental de primeira a oitava série.