Lula: crescimento do país é ''evidente''

23/07/2004 - 13h17

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou hoje os resultados na economia brasileira registrados nos últimos dias. Segundo Lula, existe hoje um "crescimento evidente" no país que não foi plantado este ano, mas ao longo do seu primeiro ano de governo. "Os resultados começam a aparecer seis meses, um ano depois. O nosso compromisso, gostoso de cumprir, é que nós temos a convicção de que este ano já está ganho. Eu acho que este ano a economia vai crescer nesse segundo semestre, talvez até melhor do que cresceu no primeiro. E nós já estamos nos preparando para 2005", disse.

Em uma metáfora futebolística, Lula disse que o país deve começar o ano que vem "mais ou menos como o Brasil começou o segundo tempo com o Uruguai", marcando gol logo no primeiro minuto. "Não podemos deixar a peteca cair", defendeu.

Bem-humorado, Lula brincou com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e disse que lembra de sua mãe sempre que vai pedir dinheiro ao Ministro da Fazenda. "O Palocci é sensível, porque todo ministro da Fazenda tem sensibilidade ímpar. Eu toda vez que quero ficar bravo com o Palocci, penso na minha mãe. Quando a gente ia pedir dinheiro, ela era dura. Não dava nunca o que eu queria, dava o que podia dar", lembrou.

A economia nos gastos, segundo o presidente, é essencial para garantir o crescimento do país. Lula apresentou números que mostram o avanço da economia brasileira, e anunciou que o governo conseguiu este ano bater recorde na geração de empregos desde a criação da Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 1992. "Tivemos 1,34 milhões de novos empregos criados até o dia 1o. de julho. É recorde histórico, sem contar empregada doméstica, funcionalismo público e a economia informal", disse.

O crescimento também foi registrado, segundo o presidente, no setor de turismo. Lula disse que o Brasil alcançou superávit no setor de turismo de US$ 400 milhões. "Nós tivemos no primeiro semestre de 2004 gastos de R$ 1,625 milhões, que é 47% a mais do que tudo que entrou no ano passado. Os gastos dos turistas brasileiros cresceram 20% em relação ao ano passado. É outra demonstração de que a economia está se recuperando fortemente", afirmou.