LBA estuda funcionamento dos ecossistemas da amazônia

23/07/2004 - 12h56

Brasília, 23/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - Criado em 1998, O projeto LBA (sigla para Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) tem levantado informações sobre o funcionamento dos ecossistemas amazônicos e como ele tem sido alterado pelas ações humanas. A meta é estudar as interações entre a floresta amazônica e as condições atmosféricas e climáticas em escala regional e global.

O LBA recebe financiamento de diversas agências de fomento brasileiras, da Nasa (órgão americano de pesquisas espaciais) e da Comissão Européia. Os trabalhos conjuntos em mais de 120 projetos de pesquisa contam com mais de 1.600 participantes. "Essa é a melhor experiência de cooperação internacional na área de pesquisa na Amazônia", disse o coordenador científico do LBA, Carlos Nobre.

De 27 a 29 de julho, mais de 600 trabalhos científicos produzidos por pesquisados ligados ao projeto vão estar, em Brasília, para a III Conferência Científica do LBA. Devem participar do evento mais de 800 cientistas de 170 instituições brasileiras e estrangeiras. Nesta sexta-feira (23), está sendo realizada uma pré-conferência sobre a importância do projeto.