Consultor acha que Justiça Eleitoral não evita distorções causadas pelas pesquisas de opinião

22/07/2004 - 0h03

Brasília, 22/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - "A Justiça Eleitoral ainda não conseguiu monitorar os instrumentos das pesquisas de opinião pública que são utilizados para distorcer o processo eleitoral", afirmou o consultor político Gaudêncio Torquato, no programa "Diálogo Brasil", apresentado na noite de hoje pela TV Nacional, em rede com a TV Cultural de São Paulo e a TV Educativa do Rio de Janeiro e centenas de outras emissoras de televisão no país. Para ele, o marketing político tem afastado o eleitor do processo político ao padronizar as campanhas em todo o país, mas, mesmo assim, o eleitor brasileiro sabe distinguir uma promessa mirabolante de uma promessa viável.

O publicitário Paulo Tarso discordou da afirmação e ressaltou que o marketing é um eficiente instrumento de divulgação do político e de seu programa de governo. Para o professor Marcus Figueiredo, um bom programa eleitoral, que saiba conciliar emoção e razão, pode prender a atenção do eleitorado e definir o resultado de uma eleição.