Metrô mexicano será usado para divulgação científica

20/07/2004 - 16h32

Brasília, 20/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - No final do mês passado, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e o Sistema de Transporte Coletivo da Cidade do México fecharam um acordo para impressão e empréstimo de 250 mil livretos de divulgação científica. A iniciativa é parte do programa de divulgação "La ciencia de boleto", que pretende oferecer 50 títulos, a partir do final de agosto, abordando temas como nanotecnologia, física quântica, neurociências, ciências da terra, genética, mecatrônica e ecologia, entre outros.

A idéia principal do programa é atingir os usuários de uma linha de metrô de 201 quilômetros, com 22 estações, que transporta cerca de 4,7 milhões de pessoas por dia. Os passageiros podem ler os livretos de divulgação de 12 páginas durante sua viagem, devolvendo-os no desembarque.

O programa de divulgação também envolve a exposição de anúncios, em frases concisas, de dados científicos curiosos. Segundo Mercedes Aguilar, porta voz do serviço de metrô, o evento espera provocar a reflexão do público sobre a importância da ciência na solução de problemas nacionais e mundiais.

O projeto mexicano de divulgação científica utilizará a infra-estrutura proporcionada pela campanha de fomento a leitura, iniciada em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes. Esse projeto anterior, ainda em andamento, publicou em sua primeira etapa autores mexicanos residentes na capital. Em 2005, pretende dar lugar a autores consagrados, como Gabriel Garcia Márquez, e aos mexicanos, Carlos Fuentes, José Augustin e José Emilio Pacheco.

A expectativa das instituições que firmaram o acordo é criar o hábito de leitura entre 500 mil leitores, no prazo de dois anos. (ComCiencia)