Pane elétrica deixou o Aeroporto dos Guararapes às escuras

19/07/2004 - 9h04

Recife, 19/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - Começa a ser investigada com mais detalhes hoje, pela Infraero, a falta de energia elétrica que deixou ontem o Aeroporto Internacional dos Guararapes, às escuras por cerca de uma hora e meia, prejudicando o atendimento dos passageiros nos balcões de "check-in" e a saída de dois vôos com destino a São Paulo. Os passageiros, que perderam conexões e foram acomodados em hotéis pelas companhias aéreas, estão tendo prioridade de embarque nesta segunda-feira.

De acordo com o assessor de imprensa da Infraero, Jorge Tadeu, o blecaute no novo terminal aeroportuário, que é o mais moderno do Nordeste, está sendo atribuído pelos engenheiros eletricistas que trabalham no sistema, a um pico de energia na rede elétrica pública, que teria afetado os disjuntores. A falha elétrica também afetou o sistema que aciona o gerador de emergência, supridor das necessidades de embarque.

Devido à pane, deixaram de funcionar a central de ar condicionado, os elevadores, esteiras de bagagens e escadas rolantes. Apenas os painéis informativos de vôos continuaram acesos. A iluminação do prédio foi mantida com auxílio de geradores.

O aeroporto está operando normalmente hoje, com previsão de movimentação de 57 vôos. O terminal, inaugurado há 19 dias, tem capacidade para transportar por ano, cinco milhões de passageiros.