Tesouro recompra títulos para ajustar o fluxo de caixa dos fundos de pensão

14/07/2004 - 6h37

Brasília, 14/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Tesouro Nacional abre hoje (14) um leilão para recomprar títulos públicos com a finalidade de facilitar a adequação do fluxo de caixa dos fundos de pensão. Serão vendidas Notas do Tesouro Nacional, serie B (NTN-B), corrigidas pelo IPCA (indexador da inflação), com vencimento principal entre 2006 e 2024.

De acordo com o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, José Antônio Gragnani, se todos os detentores dos títulos públicos optarem por essa operação será arrecadado o montante de R$ 300 milhões. Segundo Gragnani, a vantagem da operação é aumentar a liquidez do mercado e melhorar o perfil da divida publica.

O secretário lembrou que esses títulos exigem pagamentos de curto prazo. "Então, fazemos a recompra desses cupons e com os recursos provenientes os detentores pagam suas obrigações. Para o Tesouro Nacional, a vantagem é aumentar o mercado para esses títulos e assim reduzir um pouco mais o custo de cada emissão", afirmou.

José Gragnani anunciou que a partir de agosto serão lançados novos títulos com vencimento para 2045 porque, segundo ele, existem fundos com demanda de vencimentos mais longos - o mais o mais longo até o momento era para 2031.