Indústria paulista contratou 30 mil no 1º semestre

14/07/2004 - 18h05

São Paulo, 14/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - A indústria paulista contratou 12.124 trabalhadores em junho, um crescimento de 0,79% no nível de emprego em relação a maio. O dado divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) superou a expectativa da entidade, que apostava em alta de 0,4%, semelhante à registrada em maio. No acumulado do ano, o aumento é de 1,97%, totalizando 30.091 contratações. A Fiesp espera encerrar 2004 com crescimento de 3,5% no número de empregos na indústria do estado.

As exportações mais uma vez garantiram o saldo positivo de contratações no setor, segundo o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas da Fiesp, Cláudio Vaz. Mas outro fator foi determinante para a abertura de vagas acima do esperado: a contratação antecipada das indústrias sazonais. "Junho veio mais forte do que o esperado. É um número bom, positivo, mas precisa ser avaliado no seu contexto", enfatiza Vaz.

Ele explica que houve contratação antecipada de pessoal em setores que normalmente contratariam em julho e agosto. No caso, as maiores contratações ocorreram nas indústrias de sucos e produtos congelados. Apenas o segmento de congelados e supercongelados apresentou crescimento de 18,8% no nível de emprego, o que repôs as demissões feitas no fim das safras e do verão. As indústrias de mármores e granitos aparecem em segundo lugar no ranking das maiores contratadoras em junho, com crescimento de 5,5%. Porém o setor encerrou o semestre com taxa negativa de 12%, por causa das vagas eliminadas no início do ano.

Setores que já vinham puxando o nível de emprego também contrataram, como curtimento de couros e peles, com aumento de 3,34%; calçados, cujas exportações cresceram 15% em 2004, com alta de 2,78%; fiação e tecelagem, com 2,59%, e vidros e cristais planos e ocos, com alta de 1,73%, também impulsionados pela exportação. Já a demanda interna foi a responsável pelo crescimento de 1,73% no nível de emprego no setor eletroeletrônico em junho, informa Cláudio Vaz.