Indústria amazonense lidera desempenho em todas as bases de comparação

14/07/2004 - 10h29

Rio, 14/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - A liderança do parque fabril do Amazonas no crescimento industrial brasileiro se dá em todas as bases de comparações, com maior expansão na comparação maio 2004/maio 2003: 20,7% - a média nacional é de 7,8%. Não menos significativo foi o crescimento no resultado acumulado de janeiro a maio. Enquanto a indústria nacional
expandiu 6,5%, a amazonense chegou a crescer 16,7%. Nos últimos doze meses o crescimento acumulado chegou a 11,0%.

Segundo o IBGE, na comparação maio 04/maio 03, a taxa de 20,7% foi a terceira positiva consecutiva, com crescimento em 10 das 11 atividades da indústria. Nesta comparação, o desempenho de material eletrônico e de comunicações (31,0%), impulsionado, sobretudo, pela maior produção de televisores em cores, respondeu pelo principal impacto positivo sobre o resultado global da indústria.

Vale destacar, também segundo o IBGE, o avanço em alimentos e bebidas (34,3%) que registrou aumento na produção de preparações em xarope e em pó para a elaboração de bebidas. A única atividade a registrar contração em relação ao mesmo mês do ano passado foi a de produtos de metal (-16,0%), neste caso, impactada, especialmente, pelo recuo na fabricação de aparelhos de barbear.