Jovens serão alvo de campanha pelo desarmamento

13/07/2004 - 10h04

Brasília, 13/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e o Departamento de Polícia Federal vão realizar campanha pelo desarmamento voltada para o público infanto-juvenil. A parceria será oficializada por meio de convênio a ser assinado durante a solenidade comemorativa dos 14 anos do Estatuto do Criança e do Adolescente, no Ministério da Justiça.

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, destacou, em entrevista à Radiobrás, que, além do caráter preventivo-educativo, a campanha tem o objetivo de estimular pais e tutores legais a entregarem armas de fogo que estejam em poder de crianças e adolescentes.

"É fato que pessoas inescrupulosas têm buscado armar crianças e jovens, utilizando-os para esconder suas próprias atividades criminosas. E também existem muitos jovens que, por erro de formação, têm uma cultura machista e acham que, se tiverem uma arma, se fizerem maldades por aí, vão se afirmar perante os outros, perante as mulheres, sobretudo", observou Miranda.

Segundo o ministro, o recolhimento dessas armas será feito por entidades a serem credenciadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à SEDH.