Gushiken destaca política social do governo

10/07/2004 - 14h17

Aloisio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica (Secom), Luiz Gushiken, destacou, em entrevista exclusiva concedida à Radiobrás, esta semana, os avanços obtidos pelo governo na área social, em seus 18 primeiros meses de mandato. "O Bolsa-Família e Previdência podem ser a maior rede de proteção social da história do país", disse o ministro. Na entrevista, Gushiken, um dos integrantes da coordenação política ao lado dos ministros José Dirceu (Casa Civil), Aldo Rebelo (Coordenação Política), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Antônio Palocci (Fazenda), destacou principalmente os avanços alcançados com o programa Bolsa Família.

"Todo mundo sabe que quando nós pegamos esse país em 2002, pouco tempo atrás, há 18 meses, esse era um país com muita dificuldade, que estava quase indo à bancarrota", rememorou o ministro. "Todo mundo se lembra que não tínhamos crédito no estrangeiro, as taxas de juros eram extremamente elevadas, inflação insinuava um processo galopante, mas, mesmo assim, o presidente Lula deu uma orientação clara: as questões sociais devem merecer atenção principal do governo".

Gushiken afirmou que o fortalecimento do Bolsa Família foi uma forma de tornar o programa Fome Zero mais amplo. "O presidente Lula decidiu ampliar o Fome Zero, tendo como carro-chefe a Bolsa Família, que atende mais de 4 milhões de famílias. A média de benefícios que era de R$ 28 passou para R$ 75", disse.