Senado e Câmara farão esforço concentrado de votações na semana

05/07/2004 - 6h52

Gabriela Guerreiro e Antonio Arrais
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados e o Senado Federal farão esforço concentrado nesta semana, mas enquanto o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) convocou sessões deliberativas de hoje a sexta-feira, no Senado as votações serão de amanhã (6) a quinta-feira (8). A sessão legislativa será prorrogada até sexta-feira (9), quando o Congresso Nacional (as duas Casas reunidas em sessão conjunta) votará a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esta é a única matéria que, se não votada, prorroga automaticamente a sessão legislativa.

O esforço concentrado no Congresso foi decidido pelos líderes da base aliada do governo com o objetivo de esgotar a pauta de projetos pendentes considerados prioritários para o Executivo antes do recesso parlamentar – no segundo semestre, poucos parlamentares virão a Brasília, devido às campanhas para as eleições municipais de outubro. Outro esforço concentrado está previsto para agosto, segundo anunciou o líder do governo na Câmara, deputado Professor Luizinho (PT-SP).

"Ao votarmos, damos um salto imenso e podemos, em agosto, fazer também uma semana concentrada. Todos sabem que durante o período eleitoral se instala o recesso branco. O esforço concentrado deve ser visto com bons olhos, deve ser parabenizado e a gente tem que trabalhar para que ele possa ocorrer", disse o líder.

Apesar de as pautas de votações estarem praticamente acertadas na Câmara e no Senado, a última palavra sobre o que será realmente votado no decorrer da semana dependerá de reuniões do ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política) com os líderes da base aliada nas duas Casas – hoje, com os senadores, e amanhã (6), com as lideranças na Câmara e no Senado, conjuntamente.