BR 163, que liga Cuiabá a Santarém, será pavimentada

05/07/2004 - 8h19

Brasília - A BR 163, que liga Santarém (PA) a Cuiabá (MT) vai ganhar, até o final do ano, um plano de desenvolvimento sustentável para a área de quase um milhão de quilômetros quadrados. A pavimentação beneficiará cerca de 1,9 milhão de pessoas.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o chefe de gabinete da secretaria de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, Julio Miragaya, contou que o objetivo é elaborar o plano de desenvolvimento da BR 163 junto com os governos estaduais e com a sociedade civil. Segundo ele, na consulta pública realizada em Santarém, ficou claro o apoio da população à obra de pavimentação. "Percebemos, também que alguns setores demonstram preocupação com efeitos negativos da pavimentação ao meio ambiente e às populações indígenas", disse.

Outras cinco cidades no Pará, Amazonas e Mato Grosso serão consultadas até o final do mês sobre o plano de desenvolvimento, que favorecerá agricultores e pecuaristas, além de produtores de madeira, no escoamento das mercadorias.