Mostra Memória da Loucura chegará no dia 7 a Salvador

03/07/2004 - 8h30

Brasília - A mostra itinerante "Memória da Loucura", que já percorreu sete cidades brasileiras, estará aberta a partir das 17h de quarta-feira (7), no hall da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e com a UFBA, busca promover uma discussão sobre a saúde mental no Brasil.

Mais de 20 mil pessoas já visitaram a mostra nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Friburgo (RJ); Santo André (SP); de Betim e Ouro Preto (MG); de Fortaleza (CE) e Feira de Santana (BA). A exposição inclui documentos históricos como prontuários de escravos, aparelhos de eletro-choque e até uma camisa-de-força usada na época do Império, fotografias, e painéis com ilustrações e textos.

Os documentos, dos séculos XIX e XX, e as fotografias, de autoria desconhecida, pertencem atualmente aos institutos de assistência à saúde Nise da Silveira e Juliano Moreira, ao Instituto Phillipe Pinel e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os painéis vão trazer informações sobre a biografia e as linhas de pensamento de grandes nomes da Psiquiatria, como Sigmund Freud, Esquirol e Nise da Silveira.

Panóptico

A instalação "Corpos santos, corpos torturados" é outra atração da mostra. Trata-se de uma imitação de um panóptico (estrutura comumente encontrada nos pátios dos antigos asilos para fiscalização dos internos) no qual serão acoplados quatro monitores de TV com depoimentos de psiquiatras, psicólogos e terapeutas que atuam nos serviços de assistência à saúde. A idéia é apresentar ao público a visão moderna dos que trabalham na área da saúde mental.

Em dezembro de 2001, essa mesma mostra inaugurou o Centro Cultural de Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde. O ano de 2004 foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Ano Mundial da Saúde Mental, com o tema "Cuidar sim, excluir não". No Brasil, entre as ações adotadas estão a implementação dos novos modelos de reabilitação psicossocial, a aprovação da lei nº 10.216, que dispõe sobre a reforma psiquiátrica, e a realização da III Conferência de Saúde Mental.