Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ao inaugurar a mina de cobre do Sossego, no sul do Pará, que o Brasil é capaz de competir com qualquer país do mundo, "pois tem indústria de ponta e agronegócio desenvolvido". Deixou claro, no entanto, que esta competição, se depender do Brasil, terá uma relação sempre amigável.
"Estamos ganhando espaço e estamos ganhando parceiros. Não numa posição de hegemonia do Brasil sobre os outros, mas numa relação mais amiga, mais complementar, ou seja, discutimos com os nossos parceiros o que nós podemos fazer para ajudá-los e o que eles podem fazer para nos ajudar", disse Lula.
Segundo o presidente, o brasileiro tem recuperado a auto-estima de andar de cabeça erguida em qualquer lugar do mundo, "sem se sentir inferior a quem quer que seja, sem se sentir menor, mais pobre, sem ficar ofuscado com o brilho dos maiores que nós".
Lula explicou que o Brasil não está hoje entre as oito maiores economias do mundo porque quando teve a oportunidade de estar, de 1950 a 1980, a riqueza não foi distribuída corretamente à sociedade.