Prefeitura de Porto Alegre recebe 16 novas ambulâncias

28/06/2004 - 17h23

Porto Alegre - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Porto Alegre, recebeu hoje 16 novas ambulâncias. A entrega foi feita pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Maria Luiza Jaeger, em solenidade no Paço Municipal. Ela destacou o pioneirismo de Porto Alegre, que criou em 1995 o primeiro serviço desse tipo no país. A secretária informou que o governo federal está investindo R$ 297 milhões na criação do Samu em todo o país. "Estamos adquirindo 1.480 ambulâncias para atender cerca de 118 milhões de pessoas em 1.700 municípios", acrescentou.

O prefeito João Verle lembrou que pesquisa realizada por um veículo de comunicação constatou aprovação, por mais de 80% da população, dos serviços de saúde pública da capital gaúcha. "Este índice mostra a qualidade do nosso sistema. Apesar disso, queremos qualificar cada vez mais. Por isso elegemos 2004 como o Ano da Saúde". O prefeito também ressaltou o fato do Samu de Porto Alegre ter sido o precursor do atendimento móvel de urgência. "Já havíamos qualificado o Samu com a inauguração da Central de Regulação Informatizada, que gravando as ligações, busca evitar os trotes".

A secretária municipal de Saúde, Sandra Fagundes, destacou o caráter humano do trabalho prestado pelo Samu. "Quando se corre risco de vida é que se vê o quanto vale um serviço de qualidade e no qual todos podemos confiar. O Samu representa um marcador de qualidade do Sistema Único de Saúde". O secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, informou que, em breve, os serviços do estado e da capital serão integrados.

O serviço contava com 13 veículos. A frota foi renovada e ampliada com as 16 novas ambulâncias, sendo três UTI móveis e 13 ambulâncias de suporte (atendimento) básico. Cabe à Prefeitura a tarefa de preparar as equipes e garantir o atendimento à população. O Samu conta com uma equipe de 166 funcionários e realiza, em média, 2.800 atendimentos por mês.