Pedro Malavolta
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Caixa Econômica Federal disponibilizou nove postos de atendimento em estações de metrô na cidade de São Paulo. A decisão nasce de pesquisa realizada em 2003, que indicava que 77% dos clientes da Caixa eram usuários de metrô. A previsão é de que 3 mil pessoas circulem diariamente pelos locais. Cada posto possui um terminal eletrônico de informações e funcionários para esclarecer dúvidas sobre as operações. O horário será diferenciado, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.
Nos postos de atendimento será possível consultar saldos de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), realizar operações de crédito, cadastro para obtenção de CPF e abrir contas correntes normais e simplificadas, entre outros serviços. Por questão de segurança dos usuários, não será possível retirar ou movimentar dinheiro. "Faz parte da estratégia da Caixa estar onde a população está e oferecer toda uma gama de serviços", disse Paulo Bretãs, vice-presidente de Logística e Pessoal do Banco.
Para Bretãs, uma das grandes utilidades dos postos de atendimento será responder a dúvidas. "Em nossa pesquisa identificamos que boa parte das pessoas freqüentam as agências da Caixa atrás de informações", explicou.
Com os postos de atendimento, a CEF pretende aumentar o número das contas simplificadas. Para abrir esse tipo de conta não é necessário apresentar comprovante de renda ou de residência e, após três meses de movimentação, o usuário pode ter acesso a crédito facilitado.