x

23/06/2004 - 15h58

POTENCIALIDADE DO GÁS SERÁ DEBATIDA AMANHÃ EM SÃO LUÍS

São Luís, 23/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - Começa amanhã (24) em São Luís, o debate da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).
O evento "Perspectivas da Indústria do Gás no Maranhão", é uma oportunidade para refletir sobre o impacto que trará a chegada do gás natural ao Estado.
"A proposta é envolver as universidades, Petrobrás e a concessionária maranhense em um debate para avaliar projetos sobre os diversos usos do gás natural", aponta o presidente da Gasmar, Carlos Eduardo de Carvalho Gomes.
O evento contará ainda com as presenças do coordenador geral da
Rede GasEnergia, Antonio Luiz Fernandes dos Santos, além de especialistas da Universidade Federal de Pernambuco e da Petrobrás.
A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) já iniciou um estudo georeferenciado de mercado abrangendo 10 municípios no estado. Esse estudo vai identificar os mercados consumidores em potencial para o gás natural e também direcionar o mapeamento e construção das redes
de dutos que atenderão os consumidores finais nas cidades.
Além de São Luís, o trabalho abrange as cidades de Caxias, Timon, Bacabal, Rosário, Santa Inês, Açailândia, Imperatriz, Carolina e Balsas. A construção das redes derivativas deve ser iniciada no final de
2006, com um custo aproximado de US$ 50 milhões. Em 2007, quando entrar em operação, o gasoduto atenderá inicialmente os setores automotivo e industrial e em seguida o comércio e os consumidores residenciais.