Alunos melhoram desempenho em leitura, diz Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

16/06/2004 - 16h57

Brasília, 16/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), divulgados hoje, mostram que os alunos da 4ª série conseguiram melhorar seu desempenho em leitura. Eles conseguiram melhorar, alcançando uma diferença de 4,3 pontos para a última prova realizada em 2001, quando totalizaram 165,1 pontos.

Em matemática, os índices permaneceram estáveis na 4ª e 8ª série, mas na 3ª série do ensino médio, 68,8% dos alunos obtiveram desempenho crítico ou muito crítico. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do MEC, Eliezer Pacheco, o motivo deste desempenho é a falta de professores nessa área, o que prejudica diretamente o aprendizado do aluno. "Quem dá aula de 1ª a 4ª série são professores que fizeram magistério, normal e pedagogia, cursos que não têm uma formação acentuada em matemática. Então, quem não sabe matemática não ensina matemática." concluiu ele.

O SAEB - 2003 foi aplicado em 300 mil alunos matriculados na 4ª e 8ª série do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, mais de 6 mil e 200 escolas da rede pública e particular de ensino.

Os alunos da 4ª série conseguiram melhorar seu desempenho em leitura, alcançando uma diferença de 4,3 pontos para a última prova realizada em 2001, quando totalizaram 165,1 pontos.