Brasília, 14/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A marinha sueca está testando um navio de guerra que, segundo ela, será o mais "invisível" já construído. Desde que o primeiro radar foi inventado na Grã-Bretanha, na Segunda Guerra Mundial, militares tentam encontrar meios de driblar os rastreadores.
A Força Aérea norte-americana desenvolveu a primeira aeronave "invisível", o avião espião U-2, em 1954. Dez anos depois, mostrou ao mundo o Lockheed Blackbird. Ambos os aviões foram projetados de maneira a manter suas "marcas" de radar em um nível mínimo.
Agora, arquitetos navais suecos apresentam uma forma semelhante de enganar os radares. A primeira corveta Visby, criada pelo estaleiro Kockums, acaba de completar seus primeiros testes com a Marinha Real da Suécia. O navio entra em operação em janeiro de 2005 e abre caminho para quatro outras embarcações semelhantes.
O Visby é praticamente todo feito de fibra de carbono, o mesmo material usado nos chassis de carros de Fórmula 1 e nos cascos de barcos de competição. A fibra de carbono é mais leve que o aço. Por isso, o navio, com 600 toneladas, tem metade do peso de uma corveta tradicional. Seu desenho angulado permite a emissão de um mínimo da chamada assinatura-radar, também conhecida como cross-section.
"O navio é capaz de reduzir sua cross-section em 99%", diz John Nilsson, um dos desenhistas responsáveis pelo projeto. "Isso não significa que ele é 99% invisível, mas sim que diminuímos o seu espectro de detecção." Ou seja, se o Visby estiver a 100 quilômetros de uma embarcação inimiga, ele pode identificá-la em seu radar, mas não será detectado. O navio sueco é capaz de chegar a 30 quilômetros de outro navio sem ser percebido.
Formas de detectar um navio:
Visualmente - a olho nu ou por meio de satélites.
Radar - inventado nos anos 40.
Sonar - usado por submarinos. (Navios precisam ser mais silenciosos e usar pintura especial para "enganá-lo").
Infra-vermelho - mísseis usam sistemas de busca de calor. (CNN - Espanhol)