Brasília, 12/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Saúde inicia hoje uma campanha nacional para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. Durante 15 dias, serão veiculadas peças publicitárias na TV, rádio e outdoors nas principais cidades do país. De acordo com a Coordenação da Política Nacional de Sangue do Ministério da Saúde, nos últimos meses houve uma redução média de 15% nos estoques de sangue em 12 dos 27 estados brasileiros.
Hoje cerca de 1,7% dos brasileiros doam sangue. Esse percentual atende às necessidades do país, mas o ideal é 3%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A campanha, orçada em R$ 4,5 milhões, é a primeira das duas programadas pelo ministério para este ano. A próxima está prevista para dezembro. O objetivo principal das campanhas é ampliar o número de doadores no país.
O Ministério da Saúde associa a queda de doação de sangue a um conjunto de fatores, inclusive a "percepções distorcidas", por parte da população, sobre uma possível relação entre a Operação Vampiro e a doação de sangue. Disse ainda que a importação de hemoderivados não tem relação com o sangue doado no Brasil, utilizado para atender aos pacientes que precisam de transfusões.