Lula relança Projeto Pixinguinha

09/06/2004 - 15h05

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Projeto Pixinguinha estará de volta aos palcos de todas as regiões do País. Daqui a pouco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai relançá-lo no Palácio do Planalto. Também participam da solenidade o ministro da Cultura, Gilberto Gil, os presidentes da Funarte, Antonio Grassi, e da Petrobras, José Eduardo Dutra, além de músicos e cantores. Durante a cerimônia, será lançado o edital com as normas para inscrição no Projeto, que tem estréia prevista para setembro.

Coordenado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), o Pixinguinha é considerado um dos mais importantes e expressivos programas da MPB. O projeto foi criado em 1977 e suspenso em 1997. Serão 93 shows em 27 cidades brasileiras, durante três meses.

Alfredo da Rocha Vianna Jr, o Pixinguinha, é conhecido como o pai da música brasileira. Ele criou o que hoje são as bases do cancioneiro nacional. Misturou a melodia dos primeiros choros com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana. Pixinguinha morreu em 1973.