São Paulo, 6/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - Estudo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, realizado em parceria com o Instituto Ethos, revela que cerca de 20% das empresas brasileiras estão hoje no nível mais elevado de preocupação com a responsabilidade social, promovendo ações voltadas para a cidadania e para o meio ambiente. A pesquisa, denominada "Responsabilidade Social Empresarial: Um Retrato da Realidade Brasileira", foi realizada com 630 empresas, em 11 capitais brasileiras.
Segundo o presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, o estudo mostra que essas empresas alcançaram excelente nível de "preocupação com a sua razão de ser – do ponto de vista ético e empresarial – e levam esses valores a seus funcionários e públicos interessados, de maneira a atuar junto à sociedade de forma ética e socialmente responsável."
Mattar acrescenta que das dez ações mais praticadas pelas empresas, seis são voltadas para o cliente ou consumidor. "Isto comprova que o consumidor tem o poder de orientar as ações de responsabilidade social das empresas", disse o presidente do Instituto Akatu,. "A atitude do consumidor é fundamental para que as empresas se aperfeiçoem, tornando-se mais responsáveis socialmente socialmente", ressalta.
De acordo com a pesquisa, mesmo as empresas socialmente responsáveis ainda não correspondem aos anseios dos clientes preocupados com as questões sociais, em quatro dos cinco principais quesitos: contratação de deficientes físicos, colaboração com a comunidade, alfabetização de funcionários e familiares e combate ao trabalho infantil.
A pesquisa "Descobrindo o Consumidor Consciente: Uma Nova Visão da Realidade Brasileira", divulgada pelo Instituto Akatu em março deste ano, mostra que, para 46% dos consumidores brasileiros saber que a empresa contrata deficientes físicos está entre os três principais fatores que o levam a valorizar uma empresa ou estimulam a preferência por um produto ou serviço, em condições equivalentes de preço e qualidade. "Mas, apenas 14% das empresas revelam ter ações implementadas neste quesito, índice que atinge 60% se consideradas somente as empresas com desempenho considerado excelente", explica Mattar.
Entre a população, 6% dos consumidores são conscientes no que diz respeito às relações de consumo e 3% não se preocupam com a questão. Os iniciantes - aqueles que ainda estão começando a prestar atenção no que consomem – somam 54%, e os comprometidos – que já estão atentos a algumas responsabilidades – chegam a 37% da população.