Advogado pedirá relaxamento de prisão de empresário envolvido em fraudes no Ministério da Saúde

29/05/2004 - 14h51

Brasília, 29/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O advogado do empresário Lourenço Rommel Peixoto, Marcos Aurélio Paiva, anunciou que ainda hoje dará entrada na 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, com pedido de relaxamento da prisão temporária de seu cliente. Peixoto é um dos três integrantes da máfia do sangue que permanecem presos na carceragem da Polícia Federal. Ele é acusado de envolvimento no esquema de licitações fraudulentas para compra de hemoderivados pelo Ministério da Saúde, desvendado pela Polícia Federal na Operação Vampiro.

O advogado informou que o empresário prestará depoimento daqui a pouco, a partir das 15h, à Policia Federal. Disse que orientou seu cliente a permanecer calado até que a defesa tenha acesso ao inteiro teor do processo. "Meu cliente está instruído para se reservar ao direito do silêncio garantido na Constituição Federal. Só fala, só responde quando os advogados tiverem acesso ao processo e ao inteiro teor das acusações que pairam sobre ele", contou Paiva, acreecentando que só teve acesso "a três dos cerca de 20 volumes do processo".

Pela manhã, foi a vez do empresário Jaisler Jabour de Alavarenga prestar depoimento à Polícia Federal. Além de Peixoto e Alvarenga, o empresário Marcos Jorge Chain permanece preso. Das 17 pesoas que tiveram prisão decretada pela Justiça Federal por envolvimento no esquema, 11 foram libertadas no início da madrugada deste sábado. A Justiça Federal negou, ontem, pedido do Ministério Publico Federal e da Polícia Federal para que a prisão temporária destas pessoas fosse transformada em preventiva. Além deles, três outros suspeitos já haviam sido libertados por terem coloborado com as investigações.