Rio, 25/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O diretor-geral do Departamento de Aviação Civil (DAC), Washington Machado, disse hoje que as tarifas previstas para o vôo da Varig Rio/São Paulo/Munique/Pequim, de US$ 2,8 mil na classe econômica, US$ 6 mil na classe executiva e US$ 10 mil na primeira classe, não são altas, tendo em conta a distância. Ele revelou que o custo de um vôo de longa distância para o Japão ou para a China, com pousos intermediários, varia de US$ 400 mil e US$ 500 mil, ida e volta.
Machado considerou interessante para o Brasil que a Varig planeje iniciar a operação de vôos regulares para a China, quatro vezes por semana, a partir de agosto deste ano. "A Varig está fazendo tudo de forma responsável e obtendo os meios para fazer esse vôo de forma rentável. Será muito bom para o Brasil levar a bandeira para a China, porque será mais uma porta de abertura para nossos produtos, além de trazer também turistas chineses para o país", disse.
Segundo Machado, a rentabilidade média da indústria mundial de aviação em mais de 50 anos é de menos de 1%. Ele acrescentou que não se trata de uma indústria saudável que vai render fortunas. "Ela rende um pouquinho em um ano, no outro ano, perde". Os dados são da Organização Internacional de Aviação Civil (IATA).
Machado fez palestra para empresários da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro sobre "O DAC e o transporte aéreo internacional".