Brasília – O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota oficial hoje em repúdio às últimas operações de Israel que mataram cerca de 40 palestinos na cidade de Rafah, na Faixa de Gaza. É a segunda manifestação pública do Itamaraty em menos de uma semana contra as ações israelenses.
Nesta semana, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que condena Israel pela demolição de casas na Faixa de Gaza. Dos 15 votos, 14 foram a favor do texto. Apenas os Estados Unidos se abstiveram.
Leia a íntegra da nota do Ministério das Relações Exteriores:
"O Brasil expressa sua mais veemente condenação às ações perpetradas pelas Forças de Defesa de Israel em Rafah, na Faixa de Gaza, as quais, por meio da "Operação Arco-Íris", resultaram na morte e em ferimentos de mais de 40 palestinos, inclusive crianças e manifestantes que protestavam de maneira pacífica.
O Brasil condena, igualmente, a intenção manifesta do Governo israelense de dar continuidade às demolições de casas e à ofensiva contra os habitantes de Rafah. O Brasil exorta o Governo de Israel ao cumprimento da Resolução 1544 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pediu o fim imediato das agressões.
O Brasil conclama o Governo de Israel a cessar as hostilidades e a prosseguir com o plano de retirada de Gaza, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Mapa do Caminho para a Paz."