Beber em casa é tema de campanha educativa de lojas de conveniência

20/05/2004 - 17h41

Brasília - As lojas de conveniência das maiores distribuidoras de combustíveis do país estão relançando a campanha "Faça um programa legal", que pretende conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas. A campanha, que foi lançada no ano passado simultaneamente em mais de 2.500 lojas instaladas em 500 municípios, visa evitar aglomerações no entorno das lojas e evitar reclamações dos vizinhos aos postos de gasolina.

Segundo o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sinduscom), o objetivo é reafirmar o conceito das lojas, que é o de ser uma solução de conveniência para o consumidor e um ponto de encontro e não o local para um programa noturno. A partir de agora, a campanha deve ter caráter permanente. Todos os postos das distribuidoras associadas ao Sindicom terão material promocional incentivando o consumidor a beber em casa. "Dirigir alcoolizado não faz parte do programa", "Legal é beber com responsabilidade, Legal é beber em casa", são algumas das mensagens.

O Sindicom não espera que as vendas de bebidas diminuam por conta da campanha. Dados da entidade mostram que a participação das vendas de bebidas no mix das lojas é de, no máximo, 9%. Boa parte desse percentual é de venda de pacotes de cerveja com 12 latas.

Existem aproximadamente 3.000 lojas de conveniência em postos de todo o Brasil que funcionam em horário estendido. Computadas as vendas de combustível e prestação de serviços, o setor gera 300 mil postos de trabalhos diretos em todo o país. Até 2005, as distribuidoras associadas ao Sindicom pretendem investir R$ 1,27 bilhão na expansão de postos de serviços e lojas de conveniência, abrindo 2.548 novas lojas e criando mais de 78 mil empregos diretos e indiretos.

As informações foram divulgadas pelo Sinduscom.