Trabalho é maior fonte de renda das famílias brasileiras, revela pesquisa

19/05/2004 - 9h40

Brasília, 19/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2002-2003), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que cerca de 62% dos rendimentos das famílias brasileiras são provenientes do trabalho (veja gráfico abaixo). A segunda fonte de rendimentos são as transferências (15%) e dentre elas destacam-se as aposentadorias pagas pela previdência pública (75%).

Na área rural, segundo a pesquisa, cerca de 23% dos rendimentos são provenientes da produção própria, chamados de rendimentos não-monetários por serem produzidos e consumidos na propriedade rural. São produtos que tiveram seu valor monetário estabelecido pelos pesquisadores do IBGE em conjunto com os moradores.

A região Nordeste é onde as famílias sobrevivem com a menor renda, cerca de 60% da média da renda mensal familiar do Brasil que é de R$ 1.789,66 (confira no gráfico abaixo). Já na região Norte estão as famílias com maior número de membros (4,3 pessoas), enquanto a média nacional é de 3,6 pessoas por família.